A igrejinha da banca completa os seus 45 anos

20/09/2010 11:18

A igrejinha da banca completa 45 anos

 

  São passados quarenta e cinco anos de existênçia de nossa igrejinha!

  Em 1965 o mundo vivia acontecimentos diversos: Em 16/02/65 a sonda espacial Venera (URSS) chegava ao planeta Vênus, um destaque na corrida espacial. Foi o ano da fundação do museu de Israel em Jerusalém e do estádio de futebol Mineirão (MG). Em abril daquele ano, foi realizado o primeiro festival de Música Popular Brasileira, com destaque para a cantora Elis Regina, época que marcou o fim da Bossa Nova e o ínicio da MPB. Os Beatles começvam seu segundo filme - HELP. Na literatura Cecília Meireles recebia o Prêmio Machado de Assis (ABL), e Cora Carolina lançava seu primeiro livro "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Na televisão, a TV GLobo era inaugurada no canal 4 no Rio de Janeiro. Na política brasileira, a ditadura militar dava mais um passo no caminho do totalitarismo político no país. Em 27 de outubro, foi instituído o Ato institucional número 2, que causava a extinção de todos os partidos políticos. Em novembro, o governo instituiu uma nova legislação partidária, que fixou dois partidos: Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi também o ano em que o ex-presidente Juscelino Kubitschek voltou ao Brasil, após um exilio de 16 meses. O salário-mínimo era Cr$ 66.000. Também foi o ano da inauguração da Ponte da Amizade (Brasil/Paraguai).

  Tudo isso acontecia do outro lado da banca. Mas, e aqui, do lado de cá?

  Motivados por outros acontecimentos, um grupo de irmãos se esforçavam para ver o trabalho evangélico não sofrer descontinuidade e o nome de JESUS ser glorificado. Foi na casa do Pb. Zeferino Souza onde reunirem-se or irmãos José Rodrigues, Manoelito Campos e Addy Féliz, e daquela reunião surge a primeira viagem missionária da igreja, realizada pelo Pb. Zefirino à Feira de Santana. Foram 400 KM percorridos com uma missão: pedir ajuda a IEC de Feira de Santana para instalação de mais um trabalho congregacional em Juazeiro. Em 09 de setembro de 1965, nascia em Juazeiro a Congregação da IEC de Feira de Santana. Em 25/12/65 foi inaugurado o nosso templo (107 dias após a instalação - bênção de DEUS). Somos gratos a DEUS pela IEC de Feira de Santana (1ª IEC), que nos acolheu.

  Tempos difíceis, mas saborosos pelos frutos das conquistas.

  Os desafios atuais, também são grandes. O Projeto Colheita nos desafia a emancipar duas congregações em 10 anos (2008-2018). No segundo ano do projeto já emancipamos uma congregação (IEC Manancial). Fomos uma das primeiras igrejas, num universo brasileiro de quase 370 IEC's, a cumprir 50% do projeto denominacional, com isso atingimos a vanguarda. Contudo, é mister saber que mesmo saboreando nossas conquistas, não esqueçamos que ainda somos a igrejinha da banca, o que nos faz lembrar o que JESUS falou: Lc 17:10 - "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos Servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer."  

Parabéns Igrejinha da Banca, sentimo-nos orgulhosos da sua história. Que DEUS continue iluminando a sua trajetória.

Pr. Wasington Daniel de Almeida