Feriado de carnaval é marcado por acidentes

17/02/2010 11:58

Mais carros nas estradas provocam aumento no número de ocorrências.
Perito em segurança no trânsito ensina a evitar colisões.

As estatísticas oficiais ainda não saíram, mas o carnaval foi marcado por vários acidentes graves. O excesso de velocidade e as ultrapassagens arriscadas aparecem como as principais causas de mortes nas rodovias brasileiras.

Os números oficiais só saem na quinta-feira (18). Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ânsia de aproveitar os quatro dias de festa e o aumento do volume de carros nas estradas deve resultar no crescimento dos acidentes neste carnaval.

“Este carnaval vai ser o mais violento dos últimos anos. O próprio tempo bom que serviria de fator de ajuda aos motoristas contribui para que ele se arrisque mais”, diz Aristides Júnior, da PRF.

O perito em segurança no trânsito, Marcos Paiva, diz que a situação mais perigosa é a batida de frente. “Colisão frontal é sempre bom lembrar que é a soma das velocidades. Então, a chance de uma fatalidade ocorrer é muito grande”, explicou Paiva.

A colisão traseira costuma ser menos perigosa, mas é a terceira causa de acidentes nas estradas. A melhor forma de evitar uma batida desse tipo é manter distância do carro da frente.

Até quando há congestionamento e os veículos estão praticamente parados, não é bom ficar colado no carro da frente.

“São necessários cerca de cinco metros para arrancar e parar. Se o motorista estiver muito próximo do outro carro, pode acontecer uma batida”, diz Paiva.

Quando o motorista está perto do destino, não pode relaxar. “O desejo de chegar depressa naturalmente aumenta. Com isto, você vai aumentar a sua velocidade. Você começa a desenvolver atitude de risco maior, como ultrapassagens mais perigosas. Tudo junto aumenta o risco dos acidentes”, explica o perito em segurança no trânsito.

 FONTE: Site do G1